Marcadores: , , ,

Resumo da 25ª Reunião do Legislativo 2013

Aconteceu no ultimo dia 11 de Julho de 2013, a 25ª Reunião Legislativa da Câmara Municipal de João Pinheiro, que era a ultima em desse Primeiro semestre na nova gestão.
Em pauta vários Requerimentos e Indicações de autoria dos vereadores e pequenos debates entre eles vou destacar alguns.


A reunião teve inicio com publico até elevado, com a ausência do VEREADOR GERALDINHO PORTO quem fez a honra de secretario da mesa foi o VEREADOR ELI VAZ.

O REQUERIMENTO 218/2013 - Solicita que o Executivo Municipal, informe a Câmara quais os projetos sociais que estão em funcionamento no nosso município e o valor que é repassado para esses.
O VEREADOR GILBERTO LEREIA criador do requerimento explicou que as vezes por falta de divulgação desses projetos os populares nem participam e tem muitos que podem ser trabalhados com melhor aproveitamento que tem repasses para os projetos mas os projetos não funcionam para o povo, se esta havendo repasse ou falta de captura de recuso para execução dos mesmos.
Aproveitou e falou de um fato que incomodou ele que foi na placa de inauguração da Academia ao Ar Livre, a ausência do nome do Presidente da Câmara VEREADOR DUDU do SESP, que achou um desrespeito pois já havia circulado boatos de que o PREFEITO daria conta de governar sem a Câmara.
O VEREADOR ELI VAZ falou sobre a placa que ele também percebeu isso e falou que é feio até porque o presidente da Câmara e do mesmo partido do PREFEITO e que deveria trocar a placa.
O VEREADOR NETINHO do P.A. falou sobre o quanto isso é errado e mesmo sendo líder do governo e que até na gestão anterior ocorreu de muitas placas serem arrancadas só para retirarem o nome de pessoas daquelas placas, e elas são e fazem parte da historia contada de João Pinheiro.
O VEREADOR DUDU do SESP falou que não importa em não  ter seu nome em placa que ele sabe que perseguição existe e que enquanto ele era vereador no Mandato do Ex Prefeito Geraldinho ele não colocou o nome do vereador em nenhuma placa, ele disse ser contra o pedido sugerido pelo VEREADOR ELI VAZ para a colocação de outra placa uma vez que isso vá gerar gasto de mais dinheiro publico, e que ele não precisa ver o nome dele em placa mas sim ver pelo menos bem pequenininho o CÂMARA MUNICIPAL 2013.

REQUERIMENTO 218/2013 e 220/2013 falando sobre a cobrança e reajuste do I.P.T.U. sobre alguns casos de até 400% solicitando que seja revisto e até mesmo suspendido.
O VEREADOR PAULINHO TREVO 2 criador dos dois requerimentos falou e mostrou alguns talões de I.P.T.U. com reajustes enormes de 2012 para 2013, que o povo todo esta assustado.
Falou que na entrevista dado pelo PREFEITO CARLOS GONÇALVES a TV ele disse que estava dentro da lei mas que ele esta indo contra a constituição pois não teve aviso e um aumento abusivo.
Falou que o povo também tem que cobrar e não só resmungar, que ele não fez nada até agora, que o asfalto do centro é da gestão anterior, que a Academia na Praça e da gestão anterior que talvez a única coisa que o PREFEITO fez até agora foi a criação da subprefeitura no distrito de Luzilândia do Oeste, ele falou que não é contra o pagamento do I.P.T.U. e sim contra a cobrança abusiva.
O VEREADOR NETINHO do P.A. falou que na reunião passada já havia pedido algo parecido que explicou o caso de uma senhora que o I.P.T.U. era de R$80,00 e agora veio de R$600,00 que teve realmente a proposta do I.P.T.U. progressivo nos lotes só que tem locais com casas já com alvará e construção executado começa cobrança, que não teve ninguém fiscalizando para rever essas casa, fiscais só trabalharam para tirar o cachorro-quente da praça, que se fosse naquele horário em locais irregulares eles estão trabalhando com botijão de gás na calçada, mas a culpa não é dos fiscais, mas sim de quem manda. Concluiu dizendo que esse aumento abusivo de 700% não passou pela câmara, nenhum vereador autorizou isso.
O VEREADOR RICARDO MENDONÇA falou que a questão do I.P.T.U. reflete no bolso do pequeno e do grande, disse que sem dinheiro o município não se sustenta, mas que não se pode ser cobrado de forma abusiva que foram enviados a casa dos Pinheirenses o talão mas ninguém de forma alguma recebeu uma notificação sobre esse reajuste. Ele fez uma ressalva em cima da Lei orgânica do município que se a pessoa tive sua casa construída em um terreno de até 200m² e com uma construção de até 60m² ele é isento da taxa de I.P.T.U..
O VEREADOR LUIZ da FARMÁCIA falou sobre o prazo que foi dado para reajustar essas cobranças, mas também a data limite para pagar o I.P.T.U. vai até da 19 agora ou seja só uma semana, que essa cobrança veio em uma má hora pois o pais todo esta nas rua brigando contra os i postos grandes cobrados.
O VEREADOR ELSON BARBEIRO falou que os vereadores não votaram a favor desse reajuste como tem sido dito por ai e que é contra essa cobrança.
O VEREADOR ELI VAZ falou sobre a fala do VEREADOR PAULINHO quando disse que tudo vem da administração anterior que para a Academia e o Asfalto teve que ter a contra partida do Município, agora em relação a cobrança do I.P.T.U. o vereador acha injusto que tem locais com ruas de terra que eles pedem asfalto mas os boletos com taxas enormes chegaram, ele disse que o município chegou a ter gastos para imprimir os boletos e que tem que fazer uma divulgação e uma campanha para o reajuste da cobrança.
O VEREADOR VICENTE BUTINÃO falou sobre o que tem sido falado de que a culpa é dos vereadores que eles aprovaram isso, mas não passou projeto nessa câmara sobre esse assunto em compensação recebeu um monte de projeto em regime de urgência.
O VEREADOR GILBERTO LEREIA falou que esse projeto é de 2002 e só agora essa gestão veio com muito peito e cobrou, que se o PREFEITO falou que foi um erro que ele arque com as consequências desse erro e que fique sem arrecadar esse ano, e que suspenda a arrecadação do ano de 2013 e reveja isso em 2014.
O VEREADOR PAULINHO TREVO 2 disse que em momento nenhum nas entrevistas do PREFEITO nos meios de comunicação ele falou sobre erro mas disse que essa arrecadação seria para a benfeitoria do município.
O VEREADOR ELI CORRÊA falou que esta cansado de brigar pelo povo quando a coisa é errada, pois eles não fazem sua parte, que quando acontecem coisas erradas tem as audiências publicas mas o povo não comparece não vai e fórum mas vai ficar reclamando pelo canto, e depois paga caladinho, mas que por ser muito caro corre o risco e o mais certo de que não vai arrecadar nada.
O VEREADOR MIÚDO falou que não é culpa dos vereadores esse reajuste e que ninguém sabe de que forma foi feito esse calculo de reajuste.
O VEREADOR CELSINHO falou que viu em Luzilândia do Oeste alguns com reajuste de muito mais de 400%, que o primeiro passo é o PREFEITO rever a data para pagamento ver esse reajuste.
O VEREADOR MIÚDO também relembrou que em caso de casa onde o morador ganhe até um salario mínimo ele é isento da taxa.
O VEREADOR DUDU do SESP falou que esteve procurando o prefeito para falar sobre esse reajuste, e que tem muitos que foram aconselhados a procurar a prefeitura e rever tem conseguido o reajuste, ou seja esta mesmo tendo algo errado, que tem que ver o que faz pois tem milhares de pessoas que iriam procurar a prefeitura para ver esse reajuste, que o certo e rever o prazo, ele disse que  mais certo cancelar essa cobrança e que se a meta e arrecadar um valor estipulado dessa maneira não vai conseguir receber 20% devido ao valor elevado muitos não vão conseguir pagar. Ele falou que concorda com a fala do VEREADOR ELI CORRÊA quando fala que o povo tem medo de cobrar e ai fica mais e mais difícil conseguir o que eles querem, encerrou dizendo que todos o VEREADORES são a favor.

Foi chamado e dado a palavra no plenário a Secretaria de Saúde Graziele e a Coordenadora de Vigilância Sanitária Mariele.
MARIELE questionou sobre a sua vinda ali e como foi chamada pelos vereadores perguntou qual o motivo dessa situação.
O VEREADOR PAULINHO TREVO 2 falou que é sobre a atuação do cachorro quente.
Perguntou a Coordenadora se ela já comeu Cachorro-Quente naquele local?
MARIELE respondeu que sim
O VEREADOR PAULINHO TREVO 2 falou então coo ela vai a um meio de comunicação e fala que a chapa era suja e que comendo o cachorro-quente e trinta dias depois esta no hospital.
Ela disse que o que foi dito é baseado em regras da vigilância sanitária.
O VEREADOR PAULINHO perguntou como esta a fiscalização em relação as fiscalizações com outros estabelecimentos.
MARIELE disse que a equipe é pequena, mas esta averiguando os locais.
O VEREADOR PAULINHO perguntou sobre as mesas na rua se elas vão ser recolhidas as que obstruem os passeios e questionou qual o grau de ligação dela com a Sorveteria Frutos do Cerrado?
MARIELE respondeu que é de propriedade dela
O VEREADOR PAULINHO perguntou se as mesas de lá vão ser retiradas, e ela respondeu que se for fiscalizado e solicitado ela vai sim retirar.
O VEREADOR NETINHO do P.A. falou que esta espremendo a pessoa errada que todo mundo sabe que aquilo ali foi uma perseguição politica, ele perguntou a ela se o setor dela é mais voltado a alimentos?
MARIELE respondeu que sim
NETINHO perguntou se é permitido limpar cabeça de repolho e espiga de milho em calçada anoite?
MARIELE disse que não é permitida tal ação
NETINHO falou que esta provado que é perseguição que tem lugar que tem galinheiro com mal cheiro dentro da cidade e até curral mas ninguém faz nada, que no dia após o recolhimento do cachorro quente ele esteve no gabinete do PREFEITO e ele estava chateado que nenhum vereador defendeu ele, e ele em reposta disse que não tinha como defender, disse também que antes o prefeito era contra e alegava o erro do botijão de gás no passeio e que depois o mês falou que não era responsabilidade do município.
O VEREADOR RICARDO MENDONÇA falou que a área de atuação da MARIELE é uma área complicada pois eles fazem a vistoria comunica a irregularidade mas também as vezes eles viram as costas e os problemas continuam.
O VEREADOR GILBERTO LEREIA perguntou se quando qualquer cidadão fizer uma denuncia eles recebem a denuncia e fazem a fiscalização, MARIELE respondeu que sim, o VEREADOR disse então que o povo e os legisladores que tem que fazer sua parte, enquanto não tiver uma denuncia formal vai acontecer a vista grossa em relação a esses erros.
O VEREADOR LUIZ da FARMÁCIA falou em relação a fala do NETINHO que disse ser perseguição, LUIZ disse que não foi perseguição mas sim o requerimento de um vereador que pediu a recolocação desses Hot-Dogs.
O VEREADOR NETINHO do P.A. falou que sim é um caso de perseguição politica mas sim de poder, que fiscal que fez a apreensão dos equipamentos foi feita pelo genro do dono do Hotel de frente a praça e que tem um jeito de saber é só procurar saber se ele recebeu hora extra pela apreensão dos equipamentos e se o descumprimento da lei gerou multa, por que ai sim estaria sendo executada a lei. Disse também o VEREADOR GERALDINHO PORTO fez foi o um requerimento na esperança que o executivo fizesse as melhorias prometidas que ele caiu em uma arapuca devido a ser novo.
O VEREADOR DUDU do SESP perguntou a MARIELE quantos formam sua equipe e a quanto tempo ela esta no cargo. Ela respondeu que são 5 na equipe e esta no caro a apenas  6 meses.
O VEREADOR DUDU do SESP disse que é realmente difícil com esse quadro pequeno fiscalizar um município com o grande território que João Pinheiro, agradeceu a presença delas lá e deixou o microfone aberto para elas.
A Sec., de Saúde GRAZIELE agradeceu e utilizou o espaço para convidar a população no evento contra a dengue que será realizado na data de 12 e 13 de Julho e um passeio ciclístico no Domingo.

INDICAÇÃO 151/2013 solicitando pavimentação asfáltica na Rua Maria José Borges no bairro Água Limpa.
O VEREADOR ELI VAZ autor da indicação falou da necessidade de reformar aquela rua que perdeu muito de sua pavimentação com as chuvas, aproveitou para pedir as placas solicitando que os caminhões pipa que fazem carregamento de água na bica não trafeguem no horário de entrada e saída da Escola Maria Gonçalves de Azevedo.

O VEREADOR VICENTE BUTINÃO pediu para a mesa diretora sentar e reunir e ver a possibilidade da reunião começar as 17:00 ou as 18:00 pois a reunião tem se prolongado demais e que ela é realizada uma vez por semana e já que tem que vim poderia vim mais cedo.
O VEREADOR PAULINHO TREVO 2 disse que já que vem só uma vez por semana não tem nada haver terminar mais tarde não.
O VEREADOR GILBERTO LEREIA falou que muito se fala sobre salario e o tempo tirado para fazer as reuniões, ele propôs que a reunião seja feita uma vez por semana das 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 20:00 reunindo e debatendo o dia todo, que ficaria até fácil para o povo encontrar os vereadores pois passariam a saber que nessa dia da semana eles ficariam o dia todo a disposição.

O PRESIDENTE DUDU do SESP deu um minuto para as considerações finais.
O VEREADOR NETINHO agradeceu a população que compareceu na festa da Igreja que durou 3 dias e agradeceu em especial a presença e apoio do Dr. José Mathias e que é um grande nome que vem se destacando e corre o risco de ser um Grande nome e até possível Deputado para representar a cidade.
O VEREADOR ELI VAZ falou sobre o desempenho que foi colocado no curso de Bombeiro Civil e não conseguiu formar a turma aqui para a implantação do curso, falou que logo a CEMIG vai estar passando a iluminação publica para o município, que o estado esta se afastando de suas responsabilidade e que o bombeiro civil seria uma solução pratica para o município.
O VEREADOR PAULINHO TREVO 2 falou sobre a necessidade de o povo somar forças na luta contra a cobrança elevada.
O VEREADOR ELSON BARBEIRO falou que esta aguardando o Sec. Osvaldo Maia sobre seu pedido  maquinas para patrolamento das estradas nos distritos.

O PRESIDENTE DUDU do SESP falou que as reuniões entram em recesso e retornam no dia 1º de Agosto de 2013.


APROVEITE E PARTICIPE VOTANDO NA NOSSA NOVA ENQUETE.

Seu Comentario é Muito Importante Para Todos.
VISITE NOSSO MURAL DE RECADOS
Do lado esquerdo da pagina.

0 comentários:

Postar um comentário

 
João Pinheiro Eu Curto, Eu Cuido. © 2012 | Criação S.R. Dam