Marcadores: , , ,

#VemPraRuaJoãoPinheiro!

Hoje, 20 de junho de 2013, aconteceu aqui em minha cidade uma caminhada dos jovens apoiando todas as manifestações pacíficas que tem acontecido no Brasil e reivindicando por alguns problemas de João Pinheiro também. A mobilização teve início na internet, através de um evento criado no Facebook chamado Manifestação João Pinheiro, que contou com mais de 700 pessoas confirmando presença na caminhada, o que não ocorreu, pois grande parte dos que apoiaram cursam faculdade em outras cidades próximas ou são jovens pinheirenses que moram em outras cidades. A caminhada contou com aproximadamente 300 pessoas que seguravam cartazes e gritavam numa só voz.


   


 

Participei da caminhada fotografando, até a entrada das pessoas na câmara que segundo foi informado pela página no facebook, iriam assistir a reunião semanal da câmara e expor suas idéias. Um dos problemas abordado foi a ajuda na mensalidade dos ônibus dos estudantes que fazem faculdade em cidades vizinhas, que a atual administração prometeu que faria e até então não tem sido feita. Já me formei a dois anos e meio e desde que comecei a faculdade éramos iludidos com essa ajuda que nunca veio.






As pessoas que reuniram na praça redonda e andaram pelas principais ruas do centro da cidade, expondo seus cartazes e gritando frases como: "o povo unido jamais será vencido", "agente não tem sangue para tanto pernilongo", "fim da taxa de esgoto", "que país é esse", e cantado o Hino Nacional . A televisão local esteve cobrindo a manifestação assim com as rádios e sites de notícia da região (e eu blogueira).















Fiquei triste de ver algumas pessoas "adultas" olhando de longe a caminhada e rindo. Não estavam sorrindo, mas sim rindo dos jovens, e ainda ouvi um dizer:  "só tem criança... isso não vai dar em nada". Por favor né, as crianças são o futuro desse país! Mas infelizmente até entendo que de tanto calejados pela roubalheira que sempre existiu nesse país, alguns não consigam sentir nada e ainda acreditam que não vale a pena lutar pelos seus direitos. Felizmente a grande maioria aplaudiu a passagem dos jovens.






A Policia Militar apoiou toda a manifestação, caminhando junto com os jovens e controlando o transito. Foi uma manifestação pacífica e bonita de se ver. Eu usei uma camiseta branca que tem um desenho com a bandeira do Brasil e fiquei surpresa do quanto as pessoas olhavam para ela, não olhavam pra mim e sim para a blusa, com cara de que estavam achando estranho. É triste como o brasileiro tem vergonha de usar sua bandeira, de mostrar seu patriotismo, é como se fosse proibido usar roupas com a bandeira do brasil sem ser dia de jogo da seleção, sinceramente não entendo. Que país é esse... Será apenas o país do futebol?
 
 
TEXTO, FOTO E REPORTAGEM:
 
Marcela Dornelas Couto

FONTE:

BLOG: Pedacinho do Meu "EU"
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
João Pinheiro Eu Curto, Eu Cuido. © 2012 | Criação S.R. Dam