Marcadores: , , ,

Audiência Publica com a Copasa


Na manhã do dia 28 de Novembro, foi realizado no salão nobre da Câmara Municipal uma audiência publica para debater sobre a atuação da COPASA em nosso município.
Estava presidindo a audiência o Deputado Estadual Almir Paraca do PT-MG, estiveram na casa muito pouco populares alem da presença de alguns vereadores representando o legislativo, e o prefeito Sérgio Vaz como é de PRAXE não compareceu, solicitando que alguém o representasse sendo assim compareceu a Sec. da Fazenda Jane Fernandes.
Esteve na Audiência representando a Copasa o Superintendente regional de Paracatu, formam abordados e cobrados varias explicações sobre os serviços da empresa no município de João Pinheiro.
Os vereadores cobraram satisfação do esgoto não estar sendo coletado direito e questionaram alguns fatores como :
"O que esta sendo cobrado?" ou "O que esta dentro do cronograma de prestação de serviço?"
Foi apresentado também pelos membros do legislativo casos como o de Pouso Alegre de Minas, que tem uma tarifa de esgoto bem reduzida, caso que veio a ser explicado mais ao final da audiência, no inicio dos debates foi afirmado que Pouso Alegre não pagava taxa de esgoto, que foi retificado pelo representante da empresa ali presente.
Também foi cobrado que a "população paga por um contrato mal feito", e valores super alto que não condiz com a realidade da população.
Foi questionado a falta de presença dos clubes de Serviço, o único que ali compareceu representado pelo Aristoteles foi a ACE (Associação Comercial e Empresarial).
Vamos aos Fatos de Analise que foram questionados aos representantes da Copasa.
* A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do distrito de Luizlândia do Oeste-JK, foi inteiramente construída com recursos do Município, e a Copasa é quem recebe.
* A taxa de esgoto esta sendo cobrada, e diz estar em pleno funcionamento, mas existem locais que o esgoto ainda corre a céu aberto.
*O contrato da empresa com o município se encontra em falha, pois a empresa deveria estar em dia com os seus serviços em um prazo de 7 anos, que foi estourado em 2010.
*Terrenos e áreas de utilizadas pela Copasa nunca foi feita o repasse de valor para o município.
Ficou esclarecido pelo Representante do PROCOM no município que a Copasa cobra na nossa cidade o TETO MAXIMO segundo a SAE, isso sem verificar as condições sociais do município; Com isso ele solicitou uma planilha de custos que justifique o VALOR COBRADO
* A agente Social Aline, falou das dificuldades que vem sofrendo a população por as vezes não conseguir arcar com os custos do serviço da empresa "-Deixar de arcar com o compromisso da conta de água, fere a dignidade da pessoa."

O vereador Eli Correia mostrou um vídeo com as instalações de ETE sem estar em funcionamento, e com tubulações de esgoto transbordando. Algo que prendeu a atenção de todos ali presentes

A única conclusão real que a população recebeu é que se quiserem cancelara a concessão da Copasa no nosso Munícipio, é necessário ter fundo para pagar o que já foi feito pela empresa aqui, foi o que foi explanado pelo engenheiro Flávio Rios.

Ao ver dos representantes da Copasa realmente existe sim problemas, mas que foi avaliado e liberado para estar trabalhando e fazendo esse tratamento dos esgotos.

A população vem sofrendo com o fétido odor que vem sido propagado em alguns bairros da nossa cidade, em alguns locais o esgotamento chega a retornar para as casa com uma M*%#@ que só, segundo foi dito no local, sem contar as altas taxas dos boletos , foi apresentado um exemplo com um boleto da COPASA e um da SAE de Unaí:

COPASA com um Consumo de 12m³ de água o valor era de :

R$ 52,00
SAE Unaí com um Consumo de 19m³ de água o valor era de :

R$ 39,00

Bom se pode concluir que algo realmente tem que ser feito pra o bem estar da população, mas fica difícil sem a Participação do nosso Executivo, pois a Representante ali presente deixou bem claro, não estar em favor ao Prefeito e sim apenas acompanhando, pois se faz chegar no nosso município a cerca de 4 meses, salientou também que quem deveria estar presente para representar o Prefeito deveria ser o Desembargador ou a Secretária Direta dele.
Ao meu ver ficou bem claro que a Administração não tem compromisso com a população que necessita de um tratamento digno, não só de ÁGUA ou ESGOTO, mas como povo também.

Teve encerramento com dois encaminhamento:
1º - Solicitar ao presidente da SAE uma apresentação de planilha de custos dos serviços para base de cobrança
2º - A construção de nova Estações de Tratamento de Esgoto Longe do Perímetro Urbano


Ficamos no agurado de uma solução benefica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
João Pinheiro Eu Curto, Eu Cuido. © 2012 | Criação S.R. Dam