Marcadores: , , , ,

Votando Consciente PART 1 - Você vale o que achar que vale...

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação.

Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis ações e atos que interferem diretamente em nossas vidas, não apenas por um breve período mas de forma as vezes definitiva.

Muitos cidadãos desconhecem o quanto é valioso opinar, procurar e ter sua participação nesse processo seletivo, onde você procura escolher os mais belos e produtivos frutos, aqueles que vão germinar boas sementes e sucos de energia concentrada, ao viram as costas para todo esse mostruário e colocam em leilão sua breve chance de tentar mudar.
Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida de modo geral.
Vale lembrar que tudo isso acontece a partir de sua escolha, sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos e ações que podem melhora ou transtornar nossa vida.
Desta forma precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
Quem troca seu voto por um favor, um bem ou um valor financeiro esta automaticamente trocando seus benefícios e sua chance de cobrar e indagar melhorias.

Não existe um departamento como o PROCOM onde você reclama por ter vendido mal o seu voto.
Até por que a compra ou troca de voto é CRIME, inclusive para quem vende.

A lei é clara neste aspecto.
O artigo 299 do código eleitoral brasileiro fala:

“dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”

A lei prevê pena neste tipo de crime de um a quatro anos de cadeia, além de pagamento de cinco até quinze dias/multa.

Além de tudo é imoral.


O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
João Pinheiro Eu Curto, Eu Cuido. © 2012 | Criação S.R. Dam